Revista

40

21 Dezembro 2022

Edição de Maria Trincão Maia

Ficha Técnica

Os artigos são da inteira responsabilidade do autor.

EDITOR

Maria Trincão Maia

DESIGN E PaGINAÇÃO

Sofia Batalha e Maria Trincão Maia

revisão

Margarida Trincão e Quelinha Caetano

crédito das fotos

Unsplash.com e fotografias dos autores 

Edição 40

Compreendi-me como pessoa que gosta dos meses de frio. Que sente uma estranha felicidade quando novembro começa, que o solstício que mais sente e celebra é o do inverno. Que todos estes meses, são meses em que a esperança é tão grande como o frio. Existem tons mágicos nestes meses, os campos acordam brancos da geada e durante o dia ficam verdes. Não se vê o poder imenso que está dentro da terra, as sementes que acordam, os animais que dormem e se abrigam, nos solos quentes, vivos, acordados, mas invisíveis.

E é também aqui que celebramos o fim de mais um ciclo da nossa revista. Celebremos! Saudamos os nossos colonistas e autores que nos acompanham neste projeto. Agradecemos a todos os nossos leitores para os quais temos o prazer de fazer esta revista. Obrigada!

Estamos a preparar o lançamento da revista anual em papel, onde estarão todas as edições do 5º ciclo reunidas, assim como a preparação para o 6º ciclo. Brevemente traremos mais novidades.

E o Alentejo aqui tão perto

Margarida Trincão

A realidade mudou e os novos pobres, mais pobres não nasceram sob o sol alentejano, perdidos nas terras a perder de vista da planície. Vieram de outros mundos, duros, frios, em busca de melhores condições de vida para si e para os seus que lá longe esperam por minorar a fome e a miséria. O novo esclavagismo do século XXI não escolhe os homens pela dentição, pela compleição física, nem lhe coloca uma coleira de ferro com o nome do dono.

Janelas

Maria Trincão Maia

As janelas da minha casa são de madeira, vidro simples e velhas. Um atentado ao conforto humano segundo a visão da grande maioria. As janelas de minha casa têm ferragens velhas, carmonas, ferrolhos, fechos perros e defeitos. Não tem um tamanho standard, não abrem a meio, não são fáceis de limpar, não isolam bem. As janelas da minha casa são, no seu formato de janela, tão velhas como a casa, celebram 73 anos. Sabem da minha história melhor que eu.

Fractais

Sofia Batalha

Tal como o vento falamos a partir de agora das ciências não lineares, uma perspetiva tão transcendente como imanente da própria realidade. Então falamos de teoria do caos, da teoria da complexidade e da geometria fractal.

Muitas vezes a geometria fractal é apresentada como um cálculo matemático, mas é muito mais do que isso. É a organização fundamental do cosmos, como se organiza forma de primária. 

Colunas desta Edição

Coluna

ÉLIA GONÇALVES

Coluna

IRIS LICAN GARCIA

Coluna

INÊS PECEGUINA

Coluna

ANA ALPANDE

Coluna

ANA SEVINATE

Coluna

JORGE MOREIRA

Celebremos! Saudamos os nossos colonistas e autores que nos acompanham neste projeto. Agradecemos a todos os nossos leitores para os quais temos o prazer de fazer esta revista. Obrigada!

Maria Trincão Maia

Maria Trincão Maia

Editora da Revista

Pessoa, às vezes. À procura de alguma coisa que não sabe o que é. Caminhante por margens, que às vezes anda de carro ou bicicleta elétrica. Uma espécie de estudante e uma estudante de espécie. Designer mas não sabe de que... ainda. Porém, quase preferencialmente: uma metamorfose ambulante.

  • instagram.com/maria.trincao.maia

Subscreva a nossa Newsletter