Revista

39

1 Novembro 2022

Edição de Sofia Batalha

Ficha Técnica

Os artigos são da inteira responsabilidade do autor.

EDITOR

Sofia Batalha

DESIGN E PaGINAÇÃO

Sofia Batalha e Maria Trincão Maia

revisão

Margarida Trincão e Quelinha Caetano

crédito das fotos

Unsplash.com e fotografias dos autores 

Deixar Cair

Nesta edição deixamo-nos cair no colo do outono, recordando o amparo chão e o calor da decomposição. A tristeza trazida pelo outono faz-nos tocar o luto e permite que, gentilmente, nos possamos compostar, descompor, transformar, mudar de forma e regenerar. Respiramos fundo e agradecemos a chuva e o frio. Abraçamos o escuro e todas as suas possibilidades. Mergulhamos na leitura, imaginação e ressonância dos valiosos textos desta edição. Cada palavra, um encantamento e cada artigo uma oferenda.

Paisagens Itinerantes

Annabelle Berríos

Tenho tendência para me apresentar a um novo lugar, descrevendo a minha paisagem interior por defeito, que no meu caso é tropical. Geralmente ensolarada, a minha paisagem costeira é propensa a trovoadas rápidas e dolorosas que dão lugar a arco-íris optimistas. No Algarve, numa quinta lembrada pelas suas oliveiras, foi um arbusto de bambu que me cumprimentou pela primeira vez, roncando quando passei, assobiando olá.

Viagem, Jornada e Labirinto:

A MENOPAUSA E A SEGUNDA ETAPA DA VIDA

Patrícia Rosa-Mendes

Nas estórias antigas, aparece com frequência uma velha. Muito velha, ou muito feia; trazendo ajudas ou enganando, podemos contar com a sua presença para nos remeter ao mistério. Acredito que as estórias são como mapas ou bússolas, trazendo pistas que nos ajudam a navegar pela nossa história pessoal, e pela história comum que partilhamos com os outros seres vivos, e por isso tenho-me esforçado por encontrar estórias que me falem mais dessa Velha, a que vive na floresta, e que é tão esquiva como uma raposa.

Mulher “Luzitana”

Raquel Perdigão Williams

É ouvir o chamado das diferentes épocas e responder. Responder com memória que não se sabe logicamente de onde vem, mas que é inerente e magicamente corporal e tão sábia! Memória do solo. Memória da terra. Memória de seres que se vêm e outros que nem por isso.
Memória que responde e que é respondida.

Sobre Prefixos

Maria Trincão Maia

A língua portuguesa é tida como complexa. Uma cornucópia de conjugações verbais, de palavras que se lêem de uma forma e escrevem de outra, de letras que assumem diferentes papéis em diferentes posições. De conjuntos de letras que se lêem de uma forma e de uma letra que se lê da mesma forma, mas que por algum motivo só pode ser utilizada às vezes.

Outros Artigos e Colunas desta Edição

Artigo

SOFIA BATALHA

Coluna

ÉLIA GONÇALVES

Coluna

IRIS LICAN GARCIA

Coluna

INÊS PECEGUINA

Coluna

ANA ALPANDE

Coluna

ANA SEVINATE

Coluna

MARISTELA BARENCO

Coluna

JORGE MOREIRA

Abraçamos o escuro e todas as suas possibilidades.

Mergulhamos na leitura, imaginação e ressonância dos valiosos textos desta edição.

Cada palavra, um encantamento e cada artigo uma oferenda.

Sofia Batalha

Sofia Batalha

Fundadora e Editora da Revista

Mamífera, autora, mulher-mãe, tecelã de perguntas e desmanteladora o capitalismo-global-colonial-tecnológico um dia de cada vez. Desajeitada poetiza de prosas, sem conhecimentos gramaticais. Peregrina pelas paisagens interiores e exteriores, recordando práticas antigas terrestres, em presença radical, escuta activa, ecopsicologia, arte, êxtase, e escrita.
Honor hystera. Re-member. Response-ability. (un)Learn together.


Autora de oito livros e editora da revista online Vento e Águapodcast Re-membrar os Ossos e Conversas D'Além Mar.

Há duas formas de aceder aos conteúdos:

Registar-se gratuitamente e ver alguns dos conteúdos gratuitos ou subscrever para aceder a todos os conteúdos.

Há dois níveis de subscrição da revista online:
SUBSCRIÇÃO BASE que lhe dá acesso a todos os artigos e colunas, e a SUBSCRIÇÃO EXTRA que lhe dá acesso aos artigos e colunas de cada edição assim como a todos os conteúdos extra organicamente disponibilizados pelos autores.

Se já tem o seu registo ou subscrição basta fazer login abaixo.

subscrições – ASSINATURAS PAGAS DA REVISTA ONLINE

Aceda a todos os conteúdos

Subscreva a nossa Newsletter