Revista
38
21 Setembro 2022
Edição de Maria Trincão Maia
Ficha Técnica
Os artigos são da inteira responsabilidade do autor.
EDITOR
Maria Trincão Maia
DESIGN E PaGINAÇÃO
Sofia Batalha e Maria Trincão Maia
revisão
Margarida Trincão e Quelinha Caetano
crédito das fotos
Unsplash.com e fotografias dos autores
6º ciclo - 2023
Revista 41 - 1 de Fevereiro
Revista 42 - 21 de Março
Revista 43 - 1 de Maio
Revista 44 - 21 de junho
Revista 45 - 1 de Agosto
Revista 46 - 21 de Setembro
Revista 47 - 1 de Novembro
Revista 48 - 21 de Dezembro
5º ciclo - 2022
Revista 33 - 1 de Fevereiro
Revista 34 - 21 de Março
Revista 35 - 1 de Maio
Revista 36 - 21 de junho
Revista 37 - 1 de Agosto
Revista 38 - 21 de Setembro
Revista 39 - 1 de Novembro
Revista 40 - 21 de Dezembro
Edição 38
Nesta edição refutamos o ditado: santos da casa não fazem milagres. É uma revista composta por quem está sempre, eu, a Sofia e os nos colunistas; Élia Gonçalves, Iris Lican Garcia, Inês Peceguina, Ana Alpande, Ana Sevinate, Maristela Barenco e Jorge Moreira. Que a cada edição estão presentes cada um com o seu contributo tão essencial, com a sua vivência e a sua sabedoria. Nesta casa, estes santos fazem milagres. Boas leituras. 😉
Como Aprendo
Maria Trincão Maia
Talvez este artigo não seja um artigo, seja uma partilha, seja um momento de reflexão, que eu, tu, nós, podemos fazer em conjunto. Não cabe em nenhum post de Facebook que me pergunta o que estou a pensar, como se os pensamentos fossem dignos de partilha. Mas as reflexões podem ser, talvez sejam, mas serão mais se forem em conjunto sobre como aprendemos. Eu posso partilhar a minha, é a única que conheço verdadeiramente, pelo menos parte. E demorou anos a compreender certos sistemas individuas de aprendizagem e é um processo em continuação (ou on going para ser moderna) confiar nesse processo. Porque confiar nesse processo é muitas vezes ir contra o ritmo que nos é imposto pelo o exterior.
Ecologia & Entrelaçamento
Rede de Co-Criação
Sofia Batalha
Nos últimos anos o termo Co-Criação foi exilado e mutilado pela cada vez mais literal e superficial indústria do “bem-estar” e “espiritualidade” moderna, um negócio de milhões que promete métodos infalíveis para alcançar o sucesso rapidamente, numa concepção de pseudo-realidade e ilusões de triunfos exclusivamente humanos.
É um movimento que nos isola numa ideação de um mundo antropocêntrico, separando-nos por crenças de excepcionalismo ou meritocracia, onde passamos a perceber a rede viva da Co-Criação como algo reduzido ao sucesso urbano, ao alimento do ego, do estar “alinhado” ou em “abundância”.
Colunas desta Edição
Coluna
ÉLIA GONÇALVES
Coluna
IRIS LICAN GARCIA
Coluna
INÊS PECEGUINA
Coluna
ANA ALPANDE
Coluna
ANA SEVINATE
Coluna
MARISTELA BARENCO
Coluna
JORGE MOREIRA
Maria Trincão Maia
Editora da Revista
Pessoa, às vezes. À procura de alguma coisa que não sabe o que é. Caminhante por margens, que às vezes anda de carro ou bicicleta elétrica. Uma espécie de estudante e uma estudante de espécie. Designer mas não sabe de que... ainda. Porém, quase preferencialmente: uma metamorfose ambulante.
- instagram.com/maria.trincao.maia