A terra como dicionário

As palavras forjam identidades através de histórias, memórias, e metáforas.
Estes sons antigos tecem realidades com diferentes pronúncias e significados, criam e destroem percepções, ideias, e visões.

Os dialectos são sistemas vivos, evoluindo juntamente com a cultura e actividades do dia-a-dia. Mas a primeira camada de linguagem é a terra.

A raiz mais antiga de todos estes sons que criamos para comunicar amor ou ódio é uma reverberação directa da nossa paisagem circundante. Utilizamos o vento local e o ar que corre através das nossas cordas vocais para reproduzir as vibrações sonoras. Somos essencialmente uma paisagem que fala por si.
As formas naturais e as suas interacções cíclicas criam ambientes únicos e singularmente ricos, cheios de fluxos de consciência imanentes. Na visão do mundo indígena, tudo é sagrado e vivo, cada rocha, rio, nuvem, ou vento.

Cada lugar está cheio de sabedoria e agência. Todas as paisagens são sistemas dinâmicos de vida.

Em línguas verbais, escritas, como as que utilizam o alfabeto latino contemporâneo, a ligação original à terra foi cortada, separando os sons da sua natureza e lugar originais, criando espaço para abstracções fora do contexto e globalizações. Os nossos dicionários tornaram-se dogmas impressos, restringindo por vezes o fluxo vivo do sistema linguístico que deveria mover-se com os ritmos do lugar.

Mas os lugares continuaram a falar através de nós de forma subtil. Os sussurros de pedra tornaram-se mudos, mas ainda ouvimos os cantos dos pássaros, o vento através das árvores, ou a chuva a cair.

Nos nossos sons crus como gemidos, gritos, murmúrios, ou silêncios, fazemos quando palavras limpas e organizadas não são suficientes para descrever a nossa experiência. Essas melodias primordiais que ressoam directamente do coração libertam-nos dos confinamentos da estrutura gramatical.

Uivamos, sussurramos, e choramos de amor ou desespero. Gritamos, lamentamos, ou rimos da intensidade de sermos porosos à experiência viva.

Voltemos a ligar-nos à terra como um dicionário, recordando o léxico de raiz embutido na natureza. Deixemos que o lugar em que nos encontramos seja a referência, recebamos a informação que emerge, o significado flui, os usos, e as origens das experiências vivas – não listadas em ordem alfabética – mas obtidas numa profunda, complexa, e estratificada autoridade do sistema antigo.
Os significados vivos que emergem da paisagem, uma vez ouvidos, voltam a ligar-nos ao cosmos, ajudando-nos a recordar o nosso verdadeiro lugar.
Que significados poéticos emanam do seu ambiente natural?

©Sofia Batalha 2020

A Casa Simbólica

A Casa Simbólica   O conceito da casa simbólica esta na génese de todo o meu trabalho, fundamentando e norteando a minha experiência da vida. Um trabalho atento de presença integral na vida. Uma vivência sincera dos processos naturais da vida e do lugar que...

A terra como dicionário

As palavras forjam identidades através de histórias, memórias, e metáforas.Estes sons antigos tecem realidades com diferentes pronúncias e significados, criam e destroem percepções, ideias, e visões. Os dialectos são sistemas vivos, evoluindo juntamente com a cultura...

A Casa e o auto-cuidado

Vivemos em tempos extremos. Passamos os dias a correr em função do que deve e tem de ser feito. Arcamos com demasiadas responsabilidades. Permitimos que o nosso tempo, o que temos de mais valioso, passe veloz e aos trambolhões, sem tempo para estar, ser, contemplar ou...

A Chave de Ouro

Quando pensamos em Feng Shui pensamos em organizar a Casa. A primeira vez que ouvimos falar desta prática milenar e, se nos identificamos de alguma forma, queremos “harmonizar” e “equilibrar” a Casa. O que quer que isso queira dizer para cada um de nós! Começamos...

Feng Shui em tempos de Crise

Feng Shui em tempos de Crise Na verdade, o Feng Shui é uma ferramenta de observação milenar que procura encontrar soluções especificamente em tempos de crise, propiciados por tragédias humanas ou cataclismos ambientais. É um conjunto de técnicas para (re)encontrar a...